Um novo nível de pensamento


Upload Pictures

Um novo nível de pensamento

Albert Einstein disse: “os problemas significativos com os quais deparamos não podem ser resolvidos no mesmo nível de pensamento em que estávamos quando eles foram criados.” É verdade. Conforme olhamos à nossa volta e para nosso íntimo, identificamos problemas criados pela convivência. Então começamos a perceber que eles são sérios e impossíveis de serem resolvidos no nível superficial em que foram criados.

Precisamos de um novo estágio do pensamento, um nível mais profundo baseado nos princípios que descrevem o território efetivo da existência e das interações humanas. Ou seja, a resolução dos problemas vem de dentro para fora.

Por exemplo: se você quer ter um casamento feliz, seja uma pessoa capaz de gerar energia positiva, afastando as más vibrações em vez de atraí-las. Se pretende ter mais liberdade em seu trabalho, seja um funcionário mais responsável, generoso e envolvido com sua atividade. Se pretende conquistar a confiança das pessoas, seja confiável. Se busca o reconhecimento de seu talento, concentre-se primeiramente na grandeza de seu caráter.

A abordagem de dentro para fora mostra que as vitórias particulares precedem as vitórias públicas, que cumprir as promessas feitas a nós mesmos vem antes do cumprimento de promessas feitas a terceiros. Mostra que é fútil colocar a personalidade acima do caráter e tentar melhorar as relações com os outros sem dar atenção ao próprio crescimento.

A abordagem de dentro para fora privilegia um processo contínuo de renovação, baseada nas leis naturais que governam o crescimento e o progresso humano. Manifesta-se como uma espiral ascendente de amadurecimento, que leva a formas progressivamente mais elevadas de independência responsável.

Stephen R. Covey, em "Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes"


Nenhum comentário: